O Projeto Mulheres na Matemática apresenta a sua 2ª oficina no COLUNI!

Postado por isabelaviana em 30/set/2018 - Sem Comentários

Sexta (28/09) fizemos a segunda oficina do Projeto no Colégio Universitário Geraldo Reis – (COLUNI UFF).

Apresentamos um pouco da vida da matemática Vera Tomazella (uma das entrevistadas do nosso site) e sobre sua área de pesquisa, que está relacionada com Estatística.

Depois, apresentamos aos alunos alguns conceitos de Estatística Descritiva, tais como medidas de tendência central e medidas de dispersão. Pesquisas no campo da Educação Estatística apontam sobre a necessidade de uma formação em Estatística desde as séries iniciais, para que os alunos da Educação Básica sejam capazes de ler, entender, analisar e interpretar gráficos e tabelas.

Em seguida, convidamos os alunos a jogarem BLUE & RED – UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA, um jogo elaborado pelo professor Fabiano dos Santos Souza da UFF. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (MEC,1998) apontam que “os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções”, e, por isso, adotamos o uso de jogos para essa oficina.

Por fim, pedimos para os alunos falarem o que eles acharam das duas oficinas.

Seguem alguns relatos de alunos do 9º ano:

“Eu achei a palestra muito boa. Não sabia que havia muitas mulheres na Matemática. O jogo foi muito legal e divertido de se fazer. Elas explicam muito bem.” (menina)

“Eu gostei do jogo, pois é fácil de jogar, estimula o pensamento. Essa aula também estimula os alunos que estudam… Podia ter mais aula assim.” (menino)

“Achei interessante, pois é incrível que existam mulheres que saibam tanto de Matemática e sabem aplicar tão bem.” (menino)

Esse último relato é realmente chocante. Persiste, na população brasileira, que Matemática não é coisa para mulher!!! – esse depoimento mostra a importância destas nossas oficinas na escola)