Oficina com crianças na XIII Semana do IME na UERJ

Postado por mulheresnamatematica em 20/out/2018 - Sem Comentários

Nesta última sexta-feira (19/10), estivemos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na XIII Semana do IME, com crianças interessadas pela Matemática, da escola Instituto Educacional Souza Lopes.

A Professora Cecília de Souza Fernandez e as alunas Isabela Viana e Vanessa Gomes, ministraram uma oficina sobre os grandes nomes femininos da Matemática.

Primeiro, conversamos com os alunos sobre a importância da participação feminina nas Ciências Exatas, em particular na Matemática e, sobre a necessidade de nos livrarmos de estereótipos implícitos tais como; “homem não chora”, “mulher fala demais”, “azul é cor de homem” e “mulher não é boa em Matemática”… Nesta primeira foto, os alunos estão levantando o braço para a seguinte pergunta: “Quem já ouviu que mulher não é boa em Matemática?”.

Em seguida, pedimos a participação de sete voluntários e, muitos meninos e meninas quiseram participar. As sete meninas que estão nas fotos foram as que chegaram mais rápido! Pedimos, então, que elas segurassem algumas fotos de grandes matemáticas e cada uma mostrava a foto para o restante da turma, enquanto contávamos fatos interessantes sobre elas; Mary Ellen RudinSophie Germain, Carolina Araújo, Hipátia de AlexandriaMaryam MirzakhaniMaria Laura Mouzinho Leite Lopes e Suely Druck.

A oficina foi um sucesso e muitos alunos vieram, ao final, falar para nós o quanto gostaram! O Mulheres na Matemática planeja, cada vez mais, alcançar esse público infanto juvenil!