Entrevista com a Professora Paula Murgel

Paula Murgel Veloso é Professora   Adjunta IV do   Departamento de  Análise da  Universidade  Federal Fluminense (UFF) desde março de  2012. Foi laureada em setembro de 2012 com o prêmio “For Women in  Science” na  área de Matemática, concedido pela LOréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco. Tem experiência na área de Teoria de Anéis Não Comutativos, atuando principalmente em: anéis de grupo, limpeza em  álgebras de  grupo,  involuções  em anéis de grupos. Interessa-se  também por  semigrupos  numéricos  esparsos.  Possui  graduação em  Engenharia de Computação  pela  PUC-Rio (1999),  com  graduação-sanduíche  em  Computer Science  – University  of  California – Berkeley (1997), tendo bolsa de desempenho acadêmico durante todo o  curso.  Fez  mestrado  em  Matemática  Pura pelo IMPA (2002), com bolsa do CNPq, e doutorado em Matemática Pura pelo IMPA (2006),  com  bolsa  do  CNPq, sob orientação do Prof. Arnaldo Garcia (IMPA) e co-orientação do Prof. Guilherme Leal (UFRJ), tendo  passado  um ano (2005) na Vrije Universiteit Brussel  (Bruxelas, Bélgica),  com  bolsa  de  doutorado-sanduíche  do  CNPq,  sob  a orientação  do  Prof.  Eric Jespers.  É  fluente em  Inglês,  Francês  e  Italiano, e  possui  conhecimentos  de  nível intermediário em Russo.

Informações retiradas do Lattes em 20/05/2018.

Fizemos uma entrevista com a Professora Paula Murgel. Confira a entrevista completa a seguir.

Entrevista completa com a Profa. Paula Murgel