Mulheres na Matemática

Histórico

Foi em 1988 que a Professora Cecília de Souza Fernandez, na época uma aluna de graduação, sentiu pela primeira vez a questão de gênero na Matemática. Isso foi em sua primeira ida ao IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) com sua professora de Introdução à Topologia quando, ao olhar o quadro de docentes da instituição, não encontrou nome feminino algum. Ao questionar sua professora sobre a ausência total de mulheres no quadro da instituição, a resposta dada foi “isso eu não sei lhe responder”.

De fato, uma resposta para a questão de gênero na Matemática é difícil de ser dada, pois muitos fatores parecem contribuir para a baixa representatividade feminina na área.

Passados quase 30 anos, a professora Cecília, junto com  a professora Ana Maria Luz Fassarella do Amaral, iniciou em 2017 o projeto extensionista “Mulheres na Matemática”, que tem como objetivo divulgar o trabalho acadêmico científico de matemáticas, com o objetivo de atrair jovens alunas para a carreira em Matemática e áreas afins, como Engenharia e Ciência da Computação. Uma das ações do projeto de extensão é a criação desse site, com entrevistas e biografias de matemáticas, e também com notícias e videos.  Essa ação é uma tentativa de criar modelos a serem seguidos por tantas meninas, que se veem desestimuladas a seguir a carreira em Matemática  ou carreiras em áreas afins, por falta da identificação nessas áreas. Atualmente o projeto de extensão conta com a participação da professora Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa que, junto com a professora Cecília,  desenvolve ações no Colégio Pedro II com alunas e alunos de diversos anos para estimular o estudo da Matemática e dar visibilidade ao trabalho de matemáticas.

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