Mulheres na Matemática

Entrevista com Letícia

Letícia Brandão,  14 anos, do Colégio Militar de Brasília nos concedeu uma entrevista, em novembro 2017, no hotel Windsor Marapendi no Rio de Janeiro, onde os medalhistas do Brasil todo ficaram hospedados para a premiação da OBMEP 2016. Veja abaixo

A partir de quando você se interessou por Matemática?

Letícia:  5º ano do Ensino Fundamental durante os estudos para olimpíadas. Amar matemática desde sempre.

Qual é a parte da Matemática que você mais gosta? Por que?

Letícia: A minha parte favorita sem dúvida é a Teoria dos Números, onde as questões são mais atuais e pesquisadores sempre descobrem coisas novas todos os dias.

Você pretende seguir a carreira de matemática ou uma carreira em engenharia, ciência da computação ou física?

Letícia: Sim

O que seus pais dizem a respeito de seu gosto pela Matemática?

Letícia: Eles sempre apoiaram, meu pai se formou em matemática e minha mãe em engenharia. O apoio se deu desde pequena, mas nunca com algum tipo de pressão.

Você sentiu que ao se preparar e participar da OBMEP você passou por algum obstáculo/dificuldade diferente pelo fato de ser menina?

Letícia: Aulas com somente meninos sendo a única menina na sala, falta de confiança dos professores e falta de apoio dos amigos. Mas tudo fica melhor quando se consegue medalha e as pessoas passam a ver o seu valor e a capacidade como a dos meninos.

Você acha que de um modo geral as meninas não se sentem motivadas pela Matemática?

Letícia:. Claro, por ser um universo ainda, infelizmente, muito masculino, falta de apoio da família e principalmente a falta de confiança dos amigos.

O que participar da OBMEP mudou na sua vida?

Letícia: Além da oportunidade de viajar e conhecer novas pessoas, a educação promovida é realmente motivadora e gratificante.

Deixe uma mensagem de motivação para estudar matemática para outras meninas da sua idade.

Letícia: Vocês podem fazer tudo o que quiserem, não deixem ser itimidadas pelas dificuldades que surgirem, sejam vocês mesmas e não tenham vergonha.

Busca:

Translate »
Skip to content