Mulheres na Matemática

Filme: “FACES OF WOMEN IN MATHEMATICS”

Postado por analuz em 02/abr/2018 - Sem Comentários

Eugenie Hunsicker, presidente do Comitê de Mulheres em Matemática da London Mathematical Society, e sua irmã Irina Linke, diretora de fotografia, produziram um curta-metragem para o Dia Internacional da Mulher em 8 de março de 2018, com participações de mulheres matemáticas ao redor do mundo. Cada mulher dá seu nome e país e diz em sua própria língua “Eu sou uma matemática”. Eugenie entrou em contato com o Comitê IMU para Mulheres em Matemática (CWM), que decidiu apoiar seu projeto. Uma solicitação de clipes de filmes enviados ao redor do mundo através da lista de 120 CWM Ambassadors resultou em uma resposta fenomenal – 149 clipes representando 249 mulheres de 37 países falando 32 idiomas e coletadas em menos de um mês.

O plano inicial era que o filme tivesse 3 minutos de duração, mas Irina e Eugenie queriam incluir todos os clipes (o último de Agustina, de 6 anos, que diz “quero ser uma matemática”) e a CWM forneceu apoio financeiro para a tarefa pesada de Irina, de fazer edição de todos estes vídeos.

O filme enfatiza a natureza internacional da matemática. Há mulheres no filme falando chinês nos EUA, grego na Holanda. Há um clipe de uma mulher russa falando tártaro na Alemanha; e em um único clipe do Reino Unido, são falados hebraico, brasileiro, alemão e inglês.

O foco do filme está em mulheres orgulhosas e fortes que estão ativamente fazendo matemática, mas também enfatiza que não é incomum que as mulheres trabalhem em matemática. O filme mostra mulheres em todos os lugares que gostam e fazem isso como profissão. É também uma oportunidade para as pessoas verem imagens de força e orgulho dos países em desenvolvimento. É um filme sobre mulheres, mas também sobre expandir as ideias das pessoas sobre países que muitas vezes só são ouvidos no contexto de crise. Um dos objetivos do filme é que na próxima vez em que as pessoas ouvirem sobre a Nigéria, Nepal ou Filipinas, eles pensem: “Ah, sim, esse é o lugar com todas aquelas  fantásticasmulheres matemáticas!”

O filme (14 mn 02 seg) pode ser visto em: https://vimeo.com/259039018

Um trailer (2 minutos e 40 segundos) pode ser visto em: https://vimeo.com/260633621

Há também uma página dedicada no Facebook:
https://www.facebook.com/facesofwomeninmathematics/

O filme tem sido um enorme sucesso desde o seu lançamento em 8 de março de 2018, com mais de 26.000 visualizações durante os primeiros três dias.

Marie-Françoise Roy, presidente da CWM, com base no press release de Eugenie Hunsicker e Irina Linke

Fonte:

IMU-Net 88: May 2018

A Bimonthly Email Newsletter from the International Mathematical Union

Editor: Martin Raussen, Aalborg University, Denmark

Busca:

Translate »
Skip to content