Celebrando as Mulheres na Matemática: Celebrando as Mulheres no IME UFF

Postado por analuz em 10/abr/2019 - Sem Comentários

No dia 14 de maio de 2019 estaremos realizando na UFF o evento: Celebrando as Mulheres na Matemática: Celebrando as Mulheres no IME UFF. Tal evento tem como motivação as comemorações em torno do dia 12 de maio. No dia 31 de julho de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, no encontro World Meeting for Women in Mathematics -(WM)2 o dia 12 de maio foi escolhido como um dia de celebração para Mulheres na Matemática, esta data foi proposta por ser o dia de nascimento de Maryam Mirzakhani, a primeira mulher da história a receber a medalha Fields, em 2014. A primeira medalha Fields foi entregue em 1938 e tem sido entregue a cada quatro anos desde 1950. A iniciativa é apoiada por organizações para mulheres em matemática em todo o mundo e atividades locais em torno do dia 12 de maio estão sendo propostas e incentivadas (https://may12.womeninmaths.org ).

9:00 – 9:30: Credenciamento.

9:30 -10:00: Abertura.

1. Dr. Celso Costa (Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFF);
  2. Dra. Cecília de Souza Fernandez (Coordenadora do Mulheres na Matemática);
  3. Dra. Ana Maria Luz Fassarella do Amaral (Vice coordenadora do Mulheres na Matemática).

10:00 – 10:40: Palestra de Abertura:  Minha escolha pela Matemática. Dra. Paula Murgel (GAN).

10:40 – 11:20: Roda de conversa com professoras do IME UFF: Dra. Andrea Gomes (GGM), Dra. Cecília de Souza Fernandez (GAN) e Dra. Maria João Resende (GMA). Mediadora: Dra. Ana Maria Fassarella do Amaral (GAN).

11:20 – 11:50: Filme “Quem são As Mulheres no IME-UFF?”. (Realizado por Ana Sanz, Camille Miranda e Tassiana Catein).

11:50-12:20:  Homenagem à Dra. Suely Druck (Professora Aposentada-GMA).

12:20 – 12:30: Encerramento .

Local  Auditório do Instituto de Matemática e Estatística. (Campus do Gragoatá – Bloco G).

Inscrições gratuitas

De 11 de abril até 11 de maio.

Para se inscrever, enviar e-mail para mulheresnamatematica.uff@gmail.com

Informar nome completo e instituição. No caso de aluna ou aluno, informar também curso e período.