Mulheres na Matemática

Como as mulheres passaram de maioria a raridade nos cursos de informática

Postado por analuz em 29/abr/2020 - Sem Comentários

Matéria da BBC.com sobre como pode parecer surpreendente hoje dia, mas de fato existiu uma época em que as mulheres eram maioria no setor de tecnologia. Nos seus primórdios, essas máquinas eram usadas basicamente para realizar cálculos e processamento de dados, atividades então associadas à função de secretária. Daí serem utilizadas quase só por mulheres.

Primeira de formados no curso de Ciência da Computação do IME, em 1974
Primeira turma de formados no curso de Ciência da Computação do IME/USP, em 1974, na qual as mulheres eram a maioria (fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43592581? )

A reportagem fala da contribuição de nomes como Ada Lovelace, Mary Kenneth Keller, Grace Hopper, Dana Ulery, Hedy Lamarr e Kathleen Antonelli para área de T.I . que por vezes às pessoas desconhecem.

Acredita-se que esse interesse das mulheres pela graduação nessa área tenha relação com o curso de Matemática”, diz. “A primeira turma surgiu a partir da migração de alunos da licenciatura em Matemática, que sempre foi um curso predominantemente feminino.”

Ada Lovelace ou Ada Byron, Lady Lovelace, filha do famoso poeta inglês Lorde Byron, por exemplo, desenvolveu o primeiro algoritmo da história, e Mary Kenneth Keller, uma freira americana, teve papel importante na criação da linguagem de programação BASIC.

Grace Hopper, por sua vez, criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta, mas que serviu como base para o desenvolvimento de outra linguagem, a COBOL.

Já Dana Ulery foi a primeira mulher engenheira da Nasa e desenvolveu algoritmos para a automatização dos sistemas Deep Space Network, de rastreamento de tempo real da agência espacial americana.

A tecnologia usada nos telefones celulares e nas redes wi-fi também foi criada por uma mulher, no caso, Hedy Lamarr.

Grace Hopper (1906-1992), segunda da direita à esquerda na fileira de baixo
Grace Hopper com colegas de Harvard; ela criou uma linguagem de programação pioneira (Fonte: ttps://www.bbc.com/portuguese/geral-43592581? )

Para mais detalhes veja matéria completa no link abaixo: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43592581?

Translate »