Mulheres na Matemática

“Cineclube: A Jornada de uma poetisa dos números: Maryam Mirzakhani”

Postado por analuz em 04/Maio/2020 - Sem Comentários

No dia 14 de maio, às 17h, a vice-coordenadora do projeto Mulheres na Matemática, participará de um evento do projeto de extensão da UFF: Dá Licença ( https://www.facebook.com/programadalicenca/ ). Ela falará no “Cineclube: A Jornada de uma poetisa dos números: Maryam Mirzakhani”.

Resumo daPalestra: Maryam Mirzakhani foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields, um dos mais importantes prêmios da matemática mundial, após 78 anos da existência deste prêmio. Durante a infância, época em que vivenciou o conflito entre Irã e Iraque, ela tinha o sonho de ser escritora. Alguns de seus colegas após terem conhecimento deste fato comentaram que isso justificava a sua forma de escrever matemática com tanta beleza. Este fato também estava visível na sua visão sobre criar matemática, ela descrevia que a sensação de tentar resolver um problema matemático era de “como se perder em uma selva e tentar usar todo o conhecimento possível para criar novos truques, e com sorte encontrar uma saída”.

Os objetos matemáticos que ela estudava – como as chamadas superfícies hiperbólicas ou os sistemas dinâmicos complexos que se transformam com o tempo, muitas vezes de maneira caótica – se comportavam para ela como os protagonistas dos livros. “São como personagens que um dia você passa a conhecer melhor”, declarou à revista Quanta em 2014. “Depois que as coisas evoluem, você olha para aquele personagem e ele se tornou diferente de como era antes.”

Nesta palestra falaremos da vida e obra desta Matemática, trilhando em paralelo os caminhos do documentário: Secrets of the Surface: The Mathematical Vision of Maryam Mirzakhani (Zala films). Maryam, que nos deixou precocemente em 2017, via a beleza desta ciência e lidava com seus objetos com a criatividade de uma artista e movida pela sua imaginação e amor, deixou sua obra escrita na história da Matemática.


O Cineclube será realizado em tempo real pelo Google Meet e emitiremos certificados para todos os participantes!
O link de acesso ao Google Meet será enviado por e-mail no dia do evento, alguns minutinhos antes de começar.

Serão enviadas instruções por e-mail para todos que se inscreverem até o dia 11 de maio, de modo que possam assistir ao documentário previamente. No dia do evento, a professora Ana Maria Luz Fassarella do Amaral comentará a vida e obra de Maryam Mirzakhani, trilhando em paralelo os caminhos do documentário.
.
Inscrições: www.extensao.uff.br/inscricao
.
ATENÇÃO: Inscrições serão aecitas apenas até o dia 11 de maio para que todos tenham tempo de assistir ao documentário antes do evento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Translate »