Mulheres na Matemática

Desconstruindo o machismo nas academias: professora da UFF é destaque em prêmio na área da matemática

Postado por analuz em 10/set/2020 - Sem Comentários

Fonte: http://uff.br/?q=noticias/10-09-2020/desconstruindo-o-machismo-nas-academias-professora-da-uff-e-destaque-em-premio

Qual imagem vem à sua mente quando pensa em matemática? Um quadro negro coberto por fórmulas escritas a giz? Números impressos em embalagens? Uma calculadora? E quando você pensa no ensino de matemática? Um senhor de bigode atrás de um livro, em uma sala de aula? Um filme hollywoodiano com atores famosos interpretando gênios do cálculo? Em alguma das cenas imaginadas vem à mente uma mulher? Em contraste com os estereótipos associados ao universo da matemática, descrito culturalmente como um lugar tipicamente masculino, na Universidade Federal Fluminense, esse campo das ciências exatas tem hoje o rosto, o corpo e o nome de uma mulher: María Amelia Salazar.

Professora do Departamento de Matemática Aplicada e membro da Pós-graduação em Matemática, María foi uma das sete cientistas premiadas na edição de 2020 do programa “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela L’Oreal Brasil em parceria com a UNESCO Brasil e a Academia Brasileira de ciências (ABC). O objetivo da iniciativa é  aumentar a visibilidade das conquistas femininas nos diferentes campos da ciência, além de apoiá-las em seus estudos com uma bolsa-auxílio de 50 mil reais. De acordo com a docente, “o prêmio é um incentivo e um reconhecimento de que estou fazendo uma boa pesquisa, servindo também para divulgar meu trabalho. Do ponto de vista pessoal, essa conquista dá um grande ânimo para continuarmos, já que atuar na área da pesquisa, mesmo sendo muito satisfatório, é desafiador”, comemora.

Veja a matéria completa em:

http://uff.br/?q=noticias/10-09-2020/desconstruindo-o-machismo-nas-academias-professora-da-uff-e-destaque-em-premio

Translate »